Pra quem le ingles, aqui um post curto e direto sobre feminismo e as ideias radicais em torno disso. Minha parte favorita foi essa imagem aqui, que eu vou usar sempre:

Traducao: Feminismo e’ a ideia radical de que mulheres sao pessoas.

Eu nunca gostei de rotulos, muito menos de me classificar nesse ou naquele grupo. Mas, com o tempo, certas conviccoes se fazem evidentes e a gente passa a se compreender melhor. Me dizer feminista aos vinte anos tinha um significado diferente do que tem agora, por isso eu me sinto muito mais confortavel usando a palavra.

Nessa ultima viagem ao Brasil, pela primeira vez eu me declarei feminista a um homem machista que queria me convencer de suas teorias malucas sob a desculpa esfarrapada de “eu sou gay, portanto, nao estou falando isso munido de nenhum preconceito”. Ora, ora, ora, fosse assim os asiaticos nao discriminariam ninguem, nao existiriam negros homofobicos ou mulheres machistas. Foi quando ele declarou isso que eu nao segurei e disse:

“Eu sou feminista, e voce nao vai me convencer de  que essas asneiras todas que diz fazem sentido algum.”

Ao ouvir a palavra proibida, ele se calou e a conversa morreu ali. E eu me senti muito leve de me colocar perfeitamente bem em um grupo que tem nome e identidade. Eu sou feminista. Ponto final.