Logo de manha…

Maninha: Todo mundo me olha na escola, principalmente na aula de ginastica, quando estamos todas de shorts.

Eu: Porque voce acha que isso acontece, especialmente na aula de ginastica? Eu nao acho que voce e’ tao diferente assim. (em tom de brincadeira) Sera que eles acham a sua pele escura uma coisa atraente?

Maninha: Nao, tem outras meninas morenas na aula, apesar da maioria ser branca de olhos claros. Tem uma que e’ morena de cabelo ruim.

Eu: (olhos esbugalhados ja pensando no que vem depois) E o que vem a ser uma pessoa morena de cabelo ruim? Voce quer dizer que a menina e’ negra?

Maninha: Ah, no Brasil a gente nao se refere a pessoa como negra nao, pode ofender.

Eu: (absolutamente paralisada) Mas voce acha que e’ ofensivo porque uma pessoa negra lhe disse isso?

Maninha: Nao, mas la todo mundo sabe disso.

Eu: (cara de bunda, sem saber o que dizer).

Help! Panico!

Update: Vale ressaltar que minha irma e’ uma “morena do cabelo ruim”, e e’ ai que mora meu maior desafio. Como, meu povo, como fazer essa menina se olhar no espelho e se enxergar verdadeiramente?